Tudo sobre o que é labirintite – causas, sintomas e tratamentos


Estima-se que cerca de 30% das pessoas tenham ou venham a sofrer com labirintite em algum momento de suas vidas. Neste artigo, você vai descobrir tudo sobre o que é labirintite: sintomas, causas e como tratar.

O que é labirintite?

Labirintite é um termo geral utilizado para denominar infecções que acometem estruturas dentro do seu ouvido. A labirintite ocorre principalmente no labirinto e afeta a cóclea (região responsável pela audição) e o vestíbulo (responsável pelo equilíbrio).

o que é labirintite? labirinto
Estrutura interna do ouvido: responsável pela audição e o equilíbrio.

Durante a labirintite, o labirinto e suas estruturas ficam inflamadas e irritadas. Nesse caso, as estruturas do ouvido enviam sinais incorretos para o cérebro através dos nervos. O cérebro, então pensa que o corpo está em movimento. Como os outros órgãos não conseguem detectar esse movimento, existe um desencontro de sinais que desencadeiam as tonturas e a perda de equilíbrio.

Agende suas consultas online, com os melhores médicos da sua região.

Causas da labirintite

Não existem causas diretas para a labirintite, mas existem algumas situações que podem aumentar as chances de você desenvolve-la. No geral, a labirintite acomete pessoas entre 40 e 50 anos com mais frequência.

o que é labirintite? tabagismo
Evite fumar e excesso de bebida alcoolica, Labirintite é um dos menores males que isso vai trazer para a sua saúde.

Ela também pode aparecer junto de problemas respiratórios como a bronquite, outras infecções no ouvido (otite) e quadros de hipoglicemia, diabetes e hipertensão. O descontrole nas taxas de ácido úrico, tabagismo, uso exacerbado de álcool, café em excesso também são apontados como fatores de risco para o desenvolvimento de labirintite.

Sintomas da labirintite

o que é labirintite? vertigem

Os sintomas da labirintite vão além da vertigem (sensação de que tudo está rodando). Desconfie da labirintite se você sentir:

Tontura

Náuseas e vômito

Perda de audição

Perda do equilíbrio

Zumbidos no ouvido

Sudorese

Queda de cabelo

A crise de labirintite pode durar minutos, horas ou dias, depende da intensidade e do fator que desencadeou a labirintite. Se ela estiver associada a outra infecção ou inflamação, é possível que ela seja recorrente durante o tratamento.

Tratamento

Como você deve estar imaginando, os sintomas da labirintite são bastante parecidos com os de outras doenças. É por isso que o seu diagnóstico só pode ser feito por um médico especializado. No caso, o otorrinolaringologista.

o que é labirintite? otorrinolaringologista

Ele irá fazer uma avaliação clínica e um exame otoneurológico. Ele também pode solicitar alguns exames auxiliares, como uma tomografia e uma ressonância magnética. Quando diagnosticada a labirintite e a sua causa, o otorrino irá prescrever o melhor tipo de tratamento para o seu caso.

Encontre um otorrinolaringologista aqui.

Tem como prevenir?

Agora que você já sabe o que é labirintite e os seus sintomas, saiba que você pode tomar alguns cuidados para prevenir que você venha a sofrer com a doença:

Evite o consumo de álcool, cigarros e drogas;

Alimente-se regularmente, evitando a hipoglicemia;

Controle suas taxas de colesterol;

Mantenha-se sempre hidratado;

Sempre pratique atividades físicas e tenha uma vida ativa;

Controle sua ansiedade e o estresse. Se necessário, procure ajuda especializada.

Você tem alguma experiência com labirintite para compartilhar? Conta pra gente aqui nos comentários.

Comentários

Comentários


Like it? Share with your friends!

96
6, 96 points

log in

reset password

Back to
log in