Sintomas da sinusite – como identificar, diagnosticar e tratar da maneira correta


A sinusite é uma complicação muito comum e atinge com mais frequência pessoas que moram em regiões muito frias ou com alterações climática bruscas. Saiba como identificar os sintomas da sinusite imediatamente e como realizar o tratamento adequado.

O que é a sinusite?

A sinusite é uma inflamação que acontece na mucosa que reveste os seios faciais: cavidades no seu crânio entre as maçãs do rosto, os olhos, o nariz e a testa. Os seios faciais exercem várias funções importantes para o nosso corpo, principalmente no sistema respiratório.

sintomas da sinusite

Cansado de sofrer com a sinusite? Agende uma consulta aqui.

Por motivos diversos como alergias, problemas de formação ou infecções respiratórias, essas cavidades podem acumular muco que contém vírus, bactérias e outros germes. Esses agentes podem causar a inflamação nessas cavidades paranasais, acarretando a sinusite.

Sintomas da sinusite

sintomas da sinusite
A dor na face e um dos sintomas mais comuns e recorrentes da sinusite.

Em geral, pessoas que sofrem de sinusite relatam dois ou mais dos seguintes sintomas, que podem variar em intensidade de pessoa para pessoa:

– Dores na região da face (principalmente as maçãs do rosto);

– Congestionamento nasal e dificuldade para respirar;

– Secreção nasal que pode ser branca, esverdeada ou sanguinolenta;

– Tosse;

– Febre e dores musculares;

– Mau hálito;

Quais os principais tipos de sinusite?

De maneira geral, as sinusites se dividem em dois grandes grupos: a sinusite crônica ou aguda.

Sinusite aguda

Normalmente, os sintomas da sinusite aguda duram menos de 1 mês. Ela também pode acontecer de maneira recorrente, mais de 3 vezes ao ano, ou pode durar entre 1 mês e 3 meses, a qual denominamos sub-aguda.

Se a sua sinusite for aguda, o sintoma mais comum é a dor nos seios paranasais, principalmente na maçã do rosto, entre os olhos e o nariz. Essa dor pode ser pulsada, com sensação de peso e pressão na cabeça.

Outros sintomas da sinusite aguda podem ser febre, cansaço, tosse, dores musculares, coriza e obstrução nasal que dificulta a respiração. Essa obstrução nasal pode acontecer com uma secreção.

sintomas da sinusite

Sinusite crônica

A sinusite crônica é aquela que dura mais tempo, mais de 3 meses. Os sintomas da sinusite crônica costumam vir em menos intensidade e se concentrarem em certos horários do dia: ao acordar e à noite.

Geralmente, o sintoma mais comum da sinusite crônica é a tosse que se manifesta através de acessos, principalmente quando se está deitado. A secreção dos seios paranasais escorre e chega às vias aéreas, o que causa a irritação e a tosse.

O que fazer ao detectar os sintomas da sinusite?

É crucial que você procure um otorrinolaringologista para que ele indique os exames necessários para descobrir o que está causando a sua sinusite. Para saber mais sobre as causas da sinusite, clique aqui.

É importante que você compreenda isso: nem toda sinusite é causada pela mesma coisa! Existem sinusites causadas por fungos, bactérias, vírus, pólipos nasais, desvio de septo… Ou seja: cada tratamento deve ser realizado de acordo com o agente causador.

Se você sofre com sinusite frequentemente, clique aqui e agende uma consulta com um otorrinolaringologista perto de você.

Esse artigo foi útil para você? Comenta aqui o que você achou!

Comentários

Comentários


Like it? Share with your friends!

111
5, 111 points

log in

reset password

Back to
log in