Sintomas da pressão alta – veja como se prevenir dessa doença silenciosa


A pressão alta é um problema sério que atinge mais de 36 milhões de pessoas só no Brasil e em torno de 1 bilhão de pessoas ao redor do mundo. O problema é que os sintomas da pressão alta são ignorados por muita gente e estima-se que somente um terço destes sabem que sofrem com a doença.

sintomas da pressão alta - aferição

Neste artigo, você vai saber conhecer os principais sintomas da pressão alta para ficar atento e buscar ajuda médica imediatamente.

O que é pressão alta?

O coração é o órgão que bombeia sangue para o corpo inteiro, que acontece através das artérias. A força com que esse sangue é bombeado se chama pressão arterial.

Agende suas consultas agora mesmo pelo Doctor Found.

Quando as paredes das artérias se contraem, o sangue flui com maior dificuldade. Isso desencadeia a pressão alta, também conhecida como hipertensão.

Alimentos como a uva, a romã, a pitaya, a tangerina, o damasco e o abacate são grandes aliados da saúde do seu coração. Descubra tudo sobre alimentação saudável no blog da Pede Sabores.

O que causa a pressão alta?

A pressão alta é uma doença bastante comum, principalmente entre idosos e atinge 1 a cada 5 adultos. Isso não significa que ela é menos perigosa para a sua saúde, mas pode ser controlada ao longo da vida.

sintomas da pressão alta - obesidade
A obesidade é um dos maiores facilitadores para o desenvolvimento de complicações cardiovasculares.

Existem vários fatores de risco que contribuem para o desenvolvimento da pressão alta, veja quais são:

– Fatores genéticos

– Consumo excessivo de sódio

– Idade

– Excesso de peso e obesidade

– Sedentarismo

– Cigarro e álcool

O médico que cuida de pacientes com pressão alta é o cardiologista.

Se você notar os sintomas abaixo, agende uma consulta imediatamente.

Sintomas da pressão alta

A pressão alta é uma doença considerada silenciosa, que geralmente é diagnosticada quando já se encontra em estágios mais avançados. O diagnóstico precoce é fundamental para que seja controlada antes que possa ocasionar mais problemas para a sua saúde cardiovascular.

Se a sua família possui histórico de pressão alta, faça visitas regulares ao cardiologista. O diagnóstico é feito através da aferição e monitoramento da pressão arterial.

Se você ainda não tem um cardiologista, confira os melhores profissionais da sua região e agende uma consulta.

Os principais sintomas da pressão alta são:

– Tontura e enjoo

– Cansaço, indisposição e sonolência

– Palpitações e arritmia

– Insônia

– Dores de cabeça e na nuca

O que a pressão alta pode causar se não for tratada

sintomas da pressão alta - infarto

Com o passar dos anos, a pressão alta pode ocasionar o entupimento e até mesmo o rompimento das artérias. A pressão alta não tratada também ocasiona diversas complicações cardiovasculares como infarto, acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência cardíaca.

Mas calma: com o diagnóstico precoce e seguindo o tratamento prescrito pelo cardiologista direitinho, pacientes com pressão alta conseguem viver de maneira tranquila e saudável.

Compartilhe este artigo para que mais pessoas consigam identificar os sintomas da pressão alta e consigam se prevenir das complicações que ela pode causar.

IMPORTANTE: apenas médicos especializados podem diagnosticar e tratar doenças e distúrbios. Não tome nenhuma medicação sem prescrição médica e evite o autodiagnóstico SEMPRE.

Muitas doenças compartilham os mesmos sintomas e só podem ser diagnosticadas com a ajuda de exames. Consulte um médico sempre que notar alguma alteração no seu corpo.

Comentários

Comentários

log in

reset password

Back to
log in