Sintomas da labirintite – identifique a hora certa de procurar orientação médica


A labirintite é uma complicação bastante comum e atinge milhões de brasileiros todos os anos. Justamente por ser comum, muitas pessoas acabam ignorando os sintomas da labirintite por muito tempo antes de procurar orientação médica.

Neste artigo, você vai aprender a identificar os principais sintomas da labirintite e como procurar ajuda médica para prosseguir com o melhor tratamento para o seu caso.

O que é e o que causa a labirintite?

A labirintite é uma infecção no ouvido que pode ser causada por diversos agentes, diretos e indiretos. A labirintite também pode ser chamada de otite interna.

Para você ter uma ideia, já foram identificados mais de 300 fatores que podem contribuir para o desenvolvimento de uma labirintite.

sintomas da labirintite

As causas mais comuns são:

– Problemas respiratórios;

– Outras infecções bacterianas no ouvido;

– Hábitos alimentares ruins;

– Consumo excessivo de álcool e cigarros;

– Doenças metabólicas, como a diabetes;

sintomas da labirintite

A labirintite afeta a região do labirinto, onde estão as estruturas responsáveis tanto pela audição quanto pelo seu equilíbrio.

Quando estão inflamadas, essas estruturas não conseguem enviar as mensagens corretas ao cérebro, desencadeando dois dos principais sintomas da labirintite: a tontura e a perda do equilíbrio.

Para saber mais sobre o que é labirintite e quais são suas causas, clique aqui.

Sintomas da labirintite

Os sintomas da labirintite costumam aparecer de maneira repentina e se tornarem intensos de maneira rápida.

Geralmente, esse estágio da labirintite pode durar os primeiros 4 dias. Depois disso, tendem a ir amenizando até desaparecerem durante as próximas 3 semanas.

Os sintomas e sua intensidade podem variar de pessoa para pessoa. Além disso, outras doenças podem acarretar sintomas parecidos, por isso só um médico especializado pode realizar o diagnóstico correto.

Para tratar a labirintite com eficácia, é crucial que não apenas os sintomas, mas as suas causas sejam tratadas. O médico que diagnostica e trata da labirintite é o otorrinolaringologista. Clique aqui e encontre um perto de você.

sintomas da labirintite

Os principais sintomas da labirintite são:

– Vertigem;

– Tontura e perda do equilíbrio;

– Dificuldade em focar a visão;

– Perda momentânea da audição;

– Náusea e enjoos;

– Instabilidade, atordoamento e sensação de queda;

– Zumbido nos ouvidos;

Geralmente, quem mais sofre com labirintites são pessoas entre os 40 e 50 anos de idade, que estão passando por muitas mudanças metabólicas. Isso não significa que quem ainda não chegou aos 40 anos não pode sofrer com a labirintite.

Como acontece o diagnóstico da labirintite

Identificado alguns dos sintomas da labirintite descritos acima, é hora de ir procurar orientação médica especializada. O médico mais indicado para prescrever o tratamento para a labirintite é o otorrinolaringologista.

sintomas da labirintite

Chegando no otorrino, ele irá fazer uma entrevista com você e irá perguntar sobre os seus hábitos, sintomas e possíveis outras complicações. Não omita nada do seu médico e colabore com a consulta! Ele precisa saber de tudo para fazer o diagnóstico correto.

Além disso, ele irá fazer uma avaliação física e clínica, e ainda solicitar alguns exames para facilitar o diagnóstico como uma tomografia, ressonância magnética ou outros exames auxiliares.

Tratamento da labirintite

O tratamento da labirintite é feito através de medicamentos que ajudam a amenizar os sintomas e tratar as causas da labirintite. É imprescindível que você siga o tratamento corretamente, o período e as doses na hora certa.

Além disso, ele pode indicar mudanças nos seus hábitos alimentares e de vida. Isso ajuda quem sofre com crises de labirintite frequentes a conviver com a doença sem que ela atrapalhe a sua vida.

Invista em uma alimentação saudável e variada. Confira tudo sobre os melhores alimentos para a sua saúde clicando aqui.

E você? Conhece alguém que sofre com labirintite? Marque  aqui nos comentários para que ela busque ajuda médica o quanto antes.

Comentários

Comentários


Like it? Share with your friends!

115
2, 115 points

log in

reset password

Back to
log in