O que faz um urologista – quais doenças ele trata e quando procurar esse médico


Quando você vê a palavra urologia, já deve relacionar imediatamente à saúde do homem. Neste artigo, você tira todas as suas dúvidas sobre o que faz um urologista para identificar quando e se você precisa procurar um urologista.

O que é urologia?

A urologia é a especialidade médica que cuida do sistema reprodutor masculino bem como do sistema urinário de homens e mulheres. Mulheres também? Claro que sim. Essa é uma área menos conhecida, porém fundamental da urologia.

Com isso, o urologista estuda, diagnostica e trata doenças e distúrbios relacionados aos órgãos do sistema urinário feminino e masculino (bexiga, rins, uretra e ureteres) bem como do sistema reprodutor masculino (pênis, testículos, próstata, ducto deferente, epidídimos e vesículas seminais).

Dessa maneira, a urologia está diretamente relacionada com outras especialidades médicas como a proctologia, nefrologia, andrologia, ginecologia e oncologia.

o que faz um urologista
Sistema urinário

O que faz um urologista?

Primeiramente, uma pessoa percorre um longo caminho até ser um urologista. Primeiro, ele deve se formar em medicina com residências médicas (especialização) em cirurgia geral e urologia. São em torno de 11 anos de formação para se capacitar no diagnóstico e tratamento clínico ou cirúrgico dos problemas do sistema urinário de homens e mulheres e reprodutor dos homens.

O que faz um urologista, então? Ele tem um importante papel na prevenção de doenças e check-up da saúde do homem, principalmente através de exames preventivos. Além disso, o urologista participa ativamente do tratamento dos seus pacientes, incluindo os que envolvem cirurgia com internação.

o que faz um urologista

Principais doenças tratadas pelo urologista

Doenças que podem acometer homens e mulheres:

– Cálculos renais

– Bexiga hiperativa

– Câncer de bexiga e rins

– Incontinência urinária

– Infecções e inflamações do trato urinário

Alimentos diuréticos como a melancia, o pepino e o melão são excelentes para melhorar o funcionamento do sistema urinário.

Doenças exclusivamente masculinas:

– Doenças sexualmente transmissíveis (DST’s);

– Problemas de ejaculação (precoce ou tardia);

– Problemas eréteis;

– Câncer de próstata;

– Fimose;

– Vasectomia e reversão;

– Entre outras.

o que faz um urologista
A próstata é um dos órgãos mais importantes do homem e merece atenção.

Doenças principalmente femininas:

– Incontinências urinárias;

– Cistites;

– Obstrução do fluxo urinário.

Agora que você já sabe o que faz um urologista, clique aqui para encontrar os melhores médicos da sua região.

Quando procurar um urologista

Culturalmente, os homens são menos proativos na busca por consultas preventivas do que as mulheres. De acordo com o Ministério da Saúde, aqui no Brasil são aproximadamente 8 consultas ao ginecologista para apenas uma consulta ao urologista.

Esses dados são alarmantes, principalmente com o aumento de câncer de próstata no Brasil: são 2 milhões de casos diagnosticados por ano. Na grande maioria das vezes, o homem só procura o urologista quando algo está muito errado e o quadro já está avançado.

Se você é homem e está lendo este artigo, procure um urologista mesmo que não esteja sentindo nada errado. Ele vai lhe orientar sobre possíveis doenças, sintomas e realizar exames preventivos e check-up geral.

Lembre-se: é sempre melhor prevenir do que remediar.

Além disso, não existe uma idade certa para procurar um urologista. É importante que você esqueça aquele negócio de só lembrar do urologista chegando perto do famoso exame da próstata. Existem complicações e doenças que afetam homens nas mais diversas faixas etárias.

Outra dúvida acerca do que faz um urologista diz respeito à sua atuação na saúde das mulheres. A maioria das mulheres, quando nota algum sintoma reativo ao sistema urinário, procura logo um ginecologista, sendo que o urologista é o médico mais indicado para tratar doenças relacionadas a essa área.

E você, tirou suas dúvidas sobre o que faz um urologista? Compartilhe para que mais pessoas possam encontrar um urologista e se prevenir contra várias doenças!

Comentários

Comentários


Like it? Share with your friends!

111
3, 111 points

log in

reset password

Back to
log in