O que faz um endocrinologista? Tire todas as suas dúvidas sobre a especialidade


A endocrinologia chegou no Brasil na década de 1980, quando foi criada a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Essa especialidade estuda e trata todos os problemas relacionados ao sistema endócrino. Nesse artigo, você vai conhecer tudo sobre o que faz um endocrinologista.

Você é médico? Está na hora de você conhecer o Doctor Found.

O que é o sistema endócrino?

O sistema endócrino é formado por todas as glândulas que fabricam os hormônios no corpo humano. As principais glândulas do sistema endócrino são a hipófise, o hipotálamo, a tireoide, as glândulas suprarrenais, o pâncreas, os ovários e os testículos e o tecido adiposo (onde se concentra a gordura corporal).

Essas glândulas secretam os hormônios na circulação sanguínea e eles irão atuar em órgãos específicos para estabelecer o equilíbrio no seu funcionamento. São os hormônios que induzem ou inibem certa ação.

Quer um exemplo prático? A hipófise, por exemplo, fica na base do seu cérebro e é responsável por regular o funcionamento de todas as outras glândulas do seu organismo.

Ela produz alguns dos hormônios mais importantes para o seu organismo, como o hormônio do crescimento, as endorfinas (os hormônios do bem-estar), a prolactina (que estimula a produção de leite em lactantes) e o hormônio estimulante da tireoide (que orienta o funcionamento correto dessa outra glândula).

De maneira bem geral, um problema com o hormônio do crescimento irá ocasionar problemas no crescimento de crianças, por exemplo. É aí que entra o trabalho do endocrinologista.

Agora você pode agendar suas consultas online. Clique aqui e descubra como.

O que faz um endocrinologista?

Como você já viu anteriormente, a endocrinologia é a especialidade da medicina que estuda o funcionamento das glândulas endócrinas e dos hormônios. O endocrinologista, então, irá diagnosticar e tratar problemas ocasionados neles.

Existem várias áreas de atuação ainda mais específicas dentro da endocrinologista. Confira algumas:

Obesidade

o que faz um endocrinologista? - obesidade

Muitas vezes, a obesidade é decorrente de distúrbios hormonais. Nesse caso, o endocrinologista irá prescrever um tratamento específico para evitar complicações decorrentes da obesidade, tanto em adultos quanto em crianças.

Testosterona em mulheres

O excesso de hormônios masculinos em mulheres – produzidos pelo próprio organismo ou inseridos artificialmente – pode causar alguns problemas e trazer riscos às mulheres. Entre eles está o excesso de pelos faciais, aumento da acne, crescimento do clitóris, alterações no humor e comportamento, entre outros.

O endocrinologista irá trabalhar para reverter esses quadros e minimizar os riscos que esses hormônios podem trazer para a mulher. Se eles forem utilizados artificialmente, de maneira recorrente e por um longo período de tempo, aumentam o risco de trombose, cistos e tumores no fígado e hepatite, entre outros.

Não faça o uso de hormônios sem orientação médica. Hormônio não é brincadeira. Encontre um endocrinologista aqui.

Menopausa

o que faz um endocrinologista? - menopausa

A menopausa ocorre após a última menstruação da mulher. É o período em que a mulher deixa de produzir os hormônios estrógeno e progesterona. Esse processo é bem lento e pode trazer sintomas bem desconfortáveis.

E o que faz um endocrinologista nesse caso? Existe um tratamento chamado reposição hormonal que serve para fazer com que essa transição não seja brusca e apresente menos riscos à mulher.

Andropausa

A andropausa é real e existe mesmo. De maneira semelhante às mulheres, quando os homens envelhecem, a produção dos hormônios masculinos tende a diminuir, mas nem todos sofrerão com a andropausa.

Se você notar uma perda de energia, perda da libido e disfunção erétil, perda óssea e de massa muscular, entre em contato com um endocrinologista. Ele irá prescrever o melhor tratamento para o seu caso.

Osteoporose e osteopenia

Tanto em homens como em mulheres, o envelhecimento pode trazer problemas como a osteoporose, que é a descalcificação dos ossos. Isso torna os ossos frágeis e porosos. Essa descalcificação está relacionada à diminuição na produção dos hormônios femininos, em mulheres, mas também pode acometer homens.

Tireoide

o que faz um endocrinologista? - tireoide

Essa é uma das áreas de atuação mais conhecidas da endocrinologia. O que faz um endocrinologista nesse caso, então? Ele irá tratar dos problemas relacionados ao funcionamento da glândula da tireoide.

Hipertireoidismo e hipotireoidismo, bócio (crescimento exagerado da glândula da tireoide) e nódulos na tireoide, entre outros. A tireoide fica no seu pescoço, se você sentir alguma alteração nessa área, procure acompanhamento médico.

Outras áreas de atuação:

Os endocrinologistas também tratam os distúrbios do crescimento em crianças e adolescentes, tratamento da diabetes, ajudam na transição da infância para a puberdade em meninas e meninos, problemas de menstruação e nos ovários, doenças na hipófise, nas glândulas suprarrenais, entre outros.

Este artigo te ajudou a tirar suas dúvidas? Curta e compartilhe para que mais pessoas possam ficar bem informadas sobre o que faz um endocrinologista!

IMPORTANTE: apenas médicos especializados podem diagnosticar e tratar doenças e distúrbios. Não tome nenhuma medicação sem prescrição médica e evite o autodiagnóstico SEMPRE. Muitas doenças compartilham os mesmos sintomas e só podem ser diagnosticadas com a ajuda de exames. Consulte um médico sempre que notar alguma alteração no seu corpo.

Comentários

Comentários


Like it? Share with your friends!

110
4, 110 points

log in

reset password

Back to
log in