O que é TPM? Guia completo para não deixar que ela arruíne a sua vida


Apesar de ser bastante comum entre as mulheres todo mês, TPM não é brincadeira não. Mas será se você sabe mesmo o que é TPM? Os sintomas variam de mulher para mulher e podem trazer um grande desconforto mensal ou ainda serem indicativos de problemas mais graves.

O que é TPM, então?

A TPM (Tensão Pré-Menstrual) ou SPM (Síndrome Pré-Menstrual) é um conjunto de sintomas tanto físicos quanto psicológicos que a mulher pode sentir todo mês. Geralmente, acontece cerca de 10 dias antes do início da menstruação.

Existem cinco tipos de TPM que podem se manifestar em diferentes graus e os sintomas podem ser mais fortes ou mais fracos. Na maioria dos casos, os sintomas podem ser tratados com medicamentos ou cuidados específicos e são leves e passageiros. Em outros casos, a mulher pode ficar debilitada por vários dias e não conseguir realizar suas atividades cotidianas.

É aí que entra o ginecologista. Se a sua TPM piorou, ou se você está sentindo outros sintomas diferentes, encontre um ginecologista aqui e marque a sua consulta.

Tipos de TPM

O que é TPM A – Ansiedade

o que é tpm a

Mulheres que sofrem com TPM A apresentam sintomas mais psicológicos que físicos. Nesse período, a mulher se sente mais ansiosa e uma tensão maior nas suas atividades e relações.

Pode ter dificuldade para dormir e sentir alterações no humor e uma maior irritabilidade.
Se esses sintomas forem recorrentes, fortes ou se agravarem, consulte um médico especializado. Encontre-o aqui.

O que é TPM C – Compulsão Alimentar

o que é tpm c

Essa TPM se relaciona diretamente com os sistemas de recompensa do cérebro. Como os seus hormônios estão a mil nesse período, você pode ter reações exageradas nesse período. Entre elas, a constante vontade de comer alimentos mais gordurosos ou chocolates.

Você sente que aquelas sobremesas maravilhosas ou a sua coxinha preferida está mais gostosa do que o normal e você precisa comer umas 5 porções dela? A TPM C é assim.

Mas não só de comida é feito esse tipo de TPM, as mulheres que sofrem desse tipo de TPM podem sentir dores de cabeça e até mesmo enxaqueca nesse período.

Você não precisa sofrer com a TPM todo mês. Encontre um especialista perto de você.

O que é TPM D – Depressão

o que é tpm d

Esta é um tipo de TPM para se ficar de olho. As mulheres que sofrem com esse tipo, costumam sentir sintomas similares com os da depressão. Alterações bruscas no humor que podem ser baixa autoestima, raiva exagerada sem motivo, agressividade, baixa concentração e perda do foco e lapsos de memória estão na lista.

Esse tipo de TPM pode ocorrer devido à redução na produção de serotonina e à resposta exagerada do sistema nervoso às alterações hormonais desse período. Se você identificar esses sintomas, invista em atividades que lhe fazem sentir bem e aumentam a produção de endorfinas no seu organismo.

O que é TPM H – Hidratação

o que é tpm h

O sintoma mais comum desse tipo de TPM é o inchaço causado pela retenção de líquidos. Nesse período, você precisa se manter bem hidratada para que você elimine esses líquidos do seu organismo.

A retenção de líquidos causa inchaço no corpo inteiro, principalmente no abdômen, nos seios, nas coxas, nas mãos e nos pés. Essa retenção também causa aumento de peso (é por isso que depois da menstruação você se sente mais leve e mais magra).

Se você identificou algum dos sintomas acima, inclua na sua alimentação alimentos diuréticos, como a melancia, e beba bastante água. Isso vai amenizar a sensação de inchaço.

O que é TPM O – Outros sintomas

Esse tipo de TPM envolve todos os outros sintomas que não estão diretamente relacionados a nenhum dos quatro tipos acima, mas que podem aparecer em algumas mulheres. Entre eles:

– Alterações nos hábitos intestinais;
– Aumento da acne e maior oleosidade na pele;
– Cólicas no pé da barriga e outras dores no corpo (nas costas e nas pernas, por exemplo);
– Náuseas, sensação de calor ou sudorese fria;

Fique atenta à intensidade das dores que você sente durante o período pré-menstrual. A dor intensa é um dos principais sintomas da endometriose, uma doença inflamatória que já acomete 7 milhões de mulheres no Brasil, de acordo com a Associação Brasileira de Endometriose e Ginecologia Minimamente Invasiva.

O que fazer durante a TPM

Identificado o tipo de TPM que você mais sente, é hora de ir a um ginecologista e seguir as recomendações dele para o seu caso específico.

o que é tpm - exercícios
Pratique atividades físicas que te tragam prazer! Mas pegue leve durante esse período.

No geral, manter uma alimentação saudável, cheia de frutas, verduras e legumes e praticar exercícios físicos regularmente, irá te auxiliar neste processo. Frutas como a melancia, o melão, o pepino e a toranja vão te ajudar a amenizar os sintomas incômodos como o inchaço e a retenção de líquidos.

Quer saber mais sobre alimentação saudável? Clique aqui.

E você? Sente algum sintoma que descrevemos lá em cima? Como é a sua TPM? O que você faz para minimizar os seus sintomas? Conta pra gente aqui nos comentários!

Comentários

Comentários


Like it? Share with your friends!

102
5, 102 points

log in

reset password

Back to
log in