O que é tireoide, por que ela é importante e como fazer o autoexame


Você já deve ter ouvido falar na tireoide através das complicações e doenças que podem acometer essa glândula – que é uma das mais importantes para o corpo humano. Neste artigo, você vai descobrir tudo sobre o que é tireoide e o qual a sua função no organismo.

O que é tireoide?

A tireoide é uma das glândulas que compõem o sistema endócrino. Ela fica localizada no pescoço, logo abaixo da região que conhecemos como Pomo de Adão e tem o formato de uma borboleta. Além disso, ela é uma das maiores glândulas do corpo humano, podendo pesar até 25 gramas em um adulto.

O que é tireoide

A função geral das glândulas é produzir e secretar hormônios que irão promover o funcionamento equilibrado do organismo.

Resumindo o que é tireoide: é uma das principais glândulas do nosso organismo: ela age em função de órgãos importantes como o coração, o fígado e os rins.

O que faz a tireoide?

Ela é responsável pela produção de dois hormônios: o T3 (triiodotiranina) e o T4 (tiroxina), que estão presentes em todos os sistemas do nosso organismo.

A tireoide interfere no crescimento saudável de crianças e adolescentes, nas alterações do peso, na memória, humor e concentração. A tireoide também influencia nas atividades do sistema reprodutor feminino, como os ciclos menstruais e a fertilidade.

7 sintomas que podem indicar problemas na tireoide

O que é tireoide - obesidade
Desconfie se você ganhar peso rápido, principalmente com acúmulo na região abdominal.

Pequenas alterações na tireoide podem causar grandes consequências para o seu organismo. Se você notar um ou mais dos sintomas abaixo, entre em contato com um endocrinologista:

  1. Desconforto, dor ou nódulos na garganta e no pescoço;
  2. Dificuldade para se concentrar, lapsos de memória e alterações no humor;
  3. Alterações no cabelo e na pele;
  4. Aumento de peso com acúmulo de gordura;
  5. Palpitações, hipertensão e aumento de colesterol ruim;
  6. Dificuldades na digestão e prisão de ventre;
  7. Sensação de cansaço ou sonolência e dores musculares;

Os principais problemas que acometem a tireoide são o hipertireoidismo (quando libera hormônios em excesso), o hipotireoidismo (quando a quantidade de hormônios produzida é insuficiente) e o câncer na tireoide.

Autoexame da tireoide

Agora que você já sabe o que é tireoide, o autoexame é uma excelente forma de identificar se alguma coisa está errada com a sua tireoide. Se você notar alguma alteração ou desconforto, procure um endocrinologista.

O que é tireoide - autoexame da tireoide

Você vai precisar de: copo com água e um espelho.

  1. De frente para o espelho, encontre no seu pescoço a região que está localizada logo abaixo do Pomo de Adão. É aí que está a sua tireoide.
  2. Estenda a sua cabeça para trás para visualizar melhor.
  3. Engula um gole de água (ainda de frente para o espelho).
  4. Quando você engole alguma coisa, a tireoide sobe e desce. Cuidado para não confundir com o seu Pomo de Adão. Observe esse movimento e procure por nódulos, saliências ou assimetria entre o lado direito e o esquerdo.
  5. Repita o teste várias vezes até que você tenha certeza.

IMPORTANTE: se você notar alguma alteração, entre em contato com o endocrinologista imediatamente. Você pode encontrar um perto de você e agendar a sua consulta online por aqui.

Comentários

Comentários


Like it? Share with your friends!

99
4, 99 points

log in

reset password

Back to
log in