O que é pneumonia – descubra como se pega e como se prevenir contra este mal


A pneumonia é a terceira doença que mais mata no Brasil – ficando atrás apenas do AVC e do infarto. São 70 mil óbitos por ano. Neste artigo, você vai descobrir tudo sobre o que é pneumonia e como se prevenir desta doença.

O que é pneumonia

A pneumonia é uma infecção que atinge o tecido dos pulmões e dos alvéolos – o que compromete seriamente o funcionamento do pulmão.

o que é pneumonia

Apesar de ser associada a bactérias, a pneumonia também pode ser causada por vírus, fungos, parasitas e inalação de produtos tóxicos.

A principal causadora da pneumonia é a bactéria Streptococcus pneumoniae, também conhecida como pneumococo. Se você acha que no dia a dia ela fica bem longe do seu organismo, você está enganado: ela está suspensa no ar que você respira.

Mas isso não significa que sempre que entramos em contato com o pneumococo – ou outro agente causador da pneumonia – vamos pegar pneumonia. Eles precisam encontrar um sistema imunológico fragilizado para chegar aos pulmões e se desenvolver nos alvéolos.

o que é pneumonia
Fique atento: um dos principais alvos da pneumonia são crianças até os 5 anos de idade.

Por isso os grupos de risco da pneumonia são crianças pequenas, idosos ou pessoas que já são portadoras de alguma doença crônica, como a AIDS, problemas cardíacos ou reumatológicos.

Aqui no Brasil, por exemplo, 45,7% das internações devido à pneumonia foram de idosos com mais de 50 anos de idades. Outras 32,5% foram de crianças pequenas, com menos de 4 anos de idade.

Você tem filhos pequenos? Tenha sempre um pediatra de confiança. Agende uma consulta aqui.

Como identificar a pneumonia?

Em um primeiro momento, os sintomas da pneumonia são parecidos com os de gripes e resfriados comuns. O problema é que a doença progride de maneira muito rápida e em grande parte dos casos leva à internação.

Nós já falamos sobre os sintomas da pneumonia aqui no blog. Para saber mais, clique aqui.

o que é pneumonia

Tosse com chiado, febre alta e dore nas costas quando se respira fundo são alguns dos principais sintomas da pneumonia.

Agora que você já sabe o que é pneumonia e como identificar os seus sintomas, está na hora de saber como se prevenir contra essa doença.

Suspeita de pneumonia? Agende uma consulta com um médico imediatamente pelo DoctorFound.

Como se prevenir contra a pneumonia

Apesar de ser uma doença bastante perigosa, hábitos simples adotados de maneira frequente vão criar uma barreira poderosa contra os agentes causadores da pneumonia. Inclusive, a falta de informação é um dos maiores responsáveis pelos números de infecção por pneumonia.

Alimentos como a pitaya, a romã, a carambola e o melão são frutas excelentes para fortalecer a sua imunidade contra doenças. Saiba tudo sobre alimentação saudável clicando aqui.

Lave as mãos

Não duvide do poder de lavar as suas mãos. As suas mãos podem funcionar como um meio de transporte para diversas bactérias e vírus.

Por isso, sempre que estiver em lugares públicos, com aglomerado de pessoas e compartilhamento de objetos – corrimão, portas, apoios no ônibus, etc – nunca toque o seu rosto com as mãos.

Também é importante que você sempre higienize as suas mãos antes de manipular alimentos, acariciar crianças pequenas e visitar pessoas no hospital. Se possível, ande com álcool em gel na bolsa, caso não tenha acesso à água e sabão.

Trate suas gripes e resfriados

o que é pneumonia

Sempre que notar sintomas de gripe e resfriados, siga o tratamento à risca até que você esteja completamente curado. Eles são uma porta de entrada para os causadores da pneumonia, por isso não deixe pra lá! Gripe é coisa séria.

Fortaleça o seu corpo

Um corpo forte é essencial para eliminar ameaças antes que elas causem alguma complicação séria no seu organismo. Manter uma dieta saudável, praticar exercícios físicos, evitar situações de estresse e hábitos nocivos como fumar ou consumo em excesso de álcool é essencial para manter o sistema imunológico em dia.

Em busca de uma alimentação saudável? Fale com um nutricionista.

Vacine-se

Essa é uma informação importante que pouca gente sabe: existe vacina contra os principais tipos de bactérias que causam a pneumonia.

No Brasil, já está disponível na rede privada uma versão que protege contra 23 subtipos de bactérias, por exemplo. A vacinação é indicada principalmente para crianças pequenas e para idosos.

Gostou das dicas? Não esqueça de compartilhar para que mais pessoas possam saber o que é pneumonia e como se prevenir contra ela.

Comentários

Comentários


Like it? Share with your friends!

109
3, 109 points

log in

reset password

Back to
log in