O que é nutrologia e por que ela é diferente da nutrição


Muita gente se confunde entre a nutrologia e a nutrição e acha que essas duas especialidades cuidam da mesma coisa. Acontece que existem algumas diferenças fundamentais para você compreender o que é nutrologia.

Neste artigo, nós vamos falar sobre as principais diferenças entre o trabalho do nutrólogo e do nutricionista.

Agende suas consultas online com os melhores médicos da sua região aqui.

O que é nutrologia?

A nutrologia é a especialidade médica que estuda, pesquisa e trabalha para cuidar de desequilíbrios nutricionais e para promover a reeducação alimentar de acordo com as necessidades nutricionais diárias de cada indivíduo.

o que é nutrologia

O nutrólogo estuda a rotina alimentar do paciente para identificar os excessos e as deficiências nutricionais de cada indivíduo. Tudo isso é feito de acordo com o metabolismo de cada paciente.

O nutrólogo também atua na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças relacionadas ao comportamento alimentar.

Uma alimentação variada vai fortalecer o seu organismo contra doenças. Confira tudo sobre alimentação saudável aqui.

Nutrólogo x Nutricionista: qual a diferença?

Pela descrição sobre o que é nutrologia, você deve ter percebido que se parece muito com o trabalho do nutricionista. De maneira bem direta, a principal diferença entre o nutrólogo e o nutricionista está na formação acadêmica.

O nutrólogo é formado em medicina e especializado em nutrologia, enquanto o nutricionista já é formado em nutrição diretamente.

Procurando nutricionista na sua região? Clique aqui.

o que é nutrologia

Outra diferença crucial entre o nutrólogo e o nutricionista é que o nutrólogo pode prescrever medicação para os seus pacientes. Já o trabalho do nutricionista está relacionado diretamente à prescrição de dietas através de cardápios personalizados para cada paciente.

Quando procurar o nutrólogo?

O nutrólogo age em várias frentes para melhorar os hábitos alimentares dos seus pacientes. Além disso, o nutrólogo orienta a prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças nutricionais e nutroneurometabólicas, entre elas a diabetes mellitus, a hipertensão arterial e a obesidade.

o que é nutrologia

As doenças nutricionais são aquelas relacionadas direta ou indiretamente à falta (ou ao excesso) de nutrientes. Entre elas, podemos citar anemias, distúrbios alimentares como a anorexia e a bulimia, desnutrição, raquitismo, avitaminose, entre outras.

Para relembrar, os nutrientes são os carboidratos, as proteínas, as gorduras, as vitaminas e minerais. É importante ressaltar que todo mundo precisa estar em equilíbrio com os seus nutrientes para executar suas funções vitais de maneira correta.

Se notar alguma coisa diferente no seu corpo, não fique na dúvida: agende uma consulta com um médico. Conheça o DoctorFound.

Nutrologia e outras especialidades

A nutrologia interage bem com outras especialidades médicas em equipes multidisciplinares. Para a manutenção de um corpo saudável como um todo, a mudança de hábitos e o tratamento de várias doenças.

o que é nutrologia

O nutrólogo também pode atuar junto de educadores físicos, endocrinologistas, psicólogos, cardiologistas, entre outros, para atender melhor às necessidades de cada paciente.

Além disso, o nutrólogo atua junto da indústria alimentícia para o desenvolvimento de alimentos mais nutritivos, com menos adição de conservantes e sódio no mercado, por exemplo.

IMPORTANTE: apenas médicos especializados podem diagnosticar e tratar doenças e distúrbios. Não tome nenhuma medicação sem prescrição médica e evite o autodiagnóstico SEMPRE.

Muitas doenças compartilham os mesmos sintomas e só podem ser diagnosticadas com a ajuda de exames. Consulte um médico sempre que notar alguma alteração no seu corpo.

Esse artigo foi útil para você? Deixe o seu comentário aqui!

Comentários

Comentários


Like it? Share with your friends!

90
3, 90 points

log in

reset password

Back to
log in