Tudo sobre o que é homeopatia – para que serve e quando usar


A homeopatia é um tema que sempre divide opiniões em um debate. Muita gente é a favor e acredita nos resultados de tratamentos homeopáticos e outras pessoas a consideram ineficaz. Neste artigo, você tira todas as suas dúvidas sobre o que é homeopatia.

O que é homeopatia?

A homeopatia surgiu em 1795 e foi iniciada pelo médico alemão Samuel Hahnemann. Hahnemann foi formado e atuou com a medicina por alguns anos, até que discordâncias com as práticas e tratamentos da época o afastaram da medicina clássica.

o que é homeopatia - samuel hahnemann
Samuel Hahnemann – fundador da homeopatia

A partir de então, ele passou a estudar e pesquisas as obras médicas e científicas da antiguidade: Hipócrates, Paracelso e Jan Batista van Helmont, entre outros. Com isso, ele desenvolveu as bases do que conhecemos hoje em dia como homeopatia.

O que é homeopatia, então? A homeopatia surgiu como uma nova maneira de diagnosticar e tratar as doenças no ser humano. A homeopatia enxerga o corpo humano a partir de uma visão holística, em detrimento da doença isolada.

Encontre o médico homeopata mais próximo de você e agende uma consulta.

A homeopatia compreende as doenças como um distúrbio ou desequilíbrio da energia ou força vital do ser humano. Os pesquisadores da área consideram que o ser humano saudável consegue se adaptar ao que está causando esse desequilíbrio.

Outro princípio importante da homeopatia é que “semelhante cura semelhante”. Todos os remédios e tratamentos homeopáticos são desenvolvidos a partir da diluição da própria substância que causa a doença e especificamente para o paciente.

Princípios da homeopatia

o que é homeopatia - remédio homeopático

Lei dos Semelhantes

Um medicamento capaz de desencadear uma doença em pessoas saudáveis tem a capacidade de curar as pessoas acometidas pela mesma doença.

Experimentação na pessoa sadia: homeopatas não fazem testes em animais e sim com pessoas saudáveis, um procedimento conhecido como patogenesia.

Doses infinitesimais

Os remédios homeopáticos são desenvolvidos a partir da diluição de uma pequena quantidade da substância específica em muita água ou álcool. É por isso que os remédios homeopáticos são menos agressivos ao organismo (mas menos eficientes em alguns casos e em outros totalmente ineficazes).

Medicamento único

Primeiro, o homeopata avalia se o paciente precisa de alguma intervenção para se curar de uma determinada doença. Caso necessário, o medicamento é administrado dose a dose, medicamento por medicamento.

Agende suas consultas online com os melhores médicos da sua região pelo Doctor Found.

Quando usar a homeopatia

Desde que foi criada, a homeopatia é tema de várias discursões e controvérsias sobre a sua eficácia e muitos estudos e pesquisas foram desenvolvidos desde então – seja para corroborar a prática ou para derrubar a homeopatia.

o que é homeopatia - remédios homeopáticos

Em 1851, ocorreu a separação entre a homeopatia e a prática médica e farmacêutica. A partir daí, cada país começou a desenvolver legislação própria para regulamentar os usos da homeopatia em seus territórios.

Aqui no Brasil, o Conselho Federal de Medicina reconhece a homeopatia como uma especialidade médica e é considerada uma medicina integrativa. Nós aconselhamos que você consulte um médico sobre as possibilidades de tratamento e se a homeopatia se encaixa no seu caso.

Remédios homeopáticos e alopáticos podem interagir juntos no tratamento de determinadas complicações. Pesquisas mostram resultados da homeopatia em algumas doenças, por exemplo:

Problemas Psicológicos
Tensão nervosa, estresse, depressão, pânico, ansiedade, angústia, mal-estar, insônia, falta de concentração.

Problemas de ordem metabólica
Obesidade, retenção de líquidos, prisão de ventre, gastrite, úlcera, cansaço, desânimo, falta de ar, colesterol alto e pressão alta.

Doenças Crônicas
Asma, rinite, bronquite, reumatismo e fibromialgia.

Problemas Endócrinos
Problemas na tireoide, diabetes e vários tipos de miomas.

E você, acredita no poder da homeopatia? Vamos conversar sobre isso aqui nos comentários.

IMPORTANTE: apenas médicos especializados podem diagnosticar e tratar doenças e distúrbios. Não tome nenhuma medicação sem prescrição médica e evite o autodiagnóstico SEMPRE.

Muitas doenças compartilham os mesmos sintomas e só podem ser diagnosticadas com a ajuda de exames. Consulte um médico sempre que notar alguma alteração no seu corpo.

Comentários

Comentários


Like it? Share with your friends!

93
3, 93 points

log in

reset password

Back to
log in