6ª semana de gestação – o amor só cresce a cada dia que passa


Olá mamãe! Já chegamos na 6ª semana de gestação e você já deve estar sentindo que a conexão entre você e o seu filho fica cada vez mais forte. Essa semana, ele continua crescendo e se desenvolvendo e termina a semana com o tamanho de um feijãozinho.

Resumo de tudo o que aconteceu até agora

Desde o momento da fecundação, quando o espermatozoide do seu parceiro se encontrou com o seu óvulo, o seu bebê não para de crescer. As células do embrião continuam se dividindo sem parar e vários órgãos importantíssimos já estão em fase de formação.

Até a 5ª semana de gestação, o seu corpo já estava totalmente pronto e funcionando em prol da saúde e do desenvolvimento saudável do seu filho. A placenta e o cordão umbilical já estão funcionando perfeitamente e protegendo e nutrindo o embrião.

Apesar de ele ainda não parecer muito com um bebê, algumas das principais estruturas do organismo dele já estão formadas. O coração já começa a bombear sangue para todo o corpo e alguns órgãos já começam a funcionar, como o sistema digestivo e o sistema nervoso. Além disso, os músculos e os ossos do seu filho já estão em formação.

Já tem um obstetra para acompanhar a sua gravidez? Ainda não? Agende agora mesmo uma consulta com os melhores da sua região.

6ª semana de gestação: o que acontece com o seu filho

6ª semana de gestação

Na 6ª semana de gestação, o seu filho já começa a se parecer mais com um bebê. Os bracinhos e perninhas já estão se formando, a cabeça e o tronco estão unidos pela espinha dorsal e já se formam as estruturas primárias dos olhos, ouvidos, nariz e boca.

Em termos de tamanho, o seu filho já tem o tamanho de um grão de arroz. As batidas do coração do seu filho já podem ser ouvidas pelo ultrassom e é um dos sons que você vai se lembrar pela vida toda. O sangue circula por todo o corpo do seu filho.

Os pulmões já começam a se formar entre a boca e o sistema digestivo e já começa a se formar a traqueia. Vale lembrar que o sistema respiratório demora quase toda a gravidez para se formar completamente, de maneira que o bebê possa respirar sozinho.

6ª semana de gestação: o que acontece com você

Na maioria das mulheres, ainda não é possível notar alguma alteração na barriga, que ainda é bem pequena. Apesar disso, muitas transformações – principalmente hormonais – estão acontecendo a todo vapor.

Na 6ª semana de gestação, aqueles sintomas desconfortáveis da gravidez podem estar mais acentuados. Enjoos matinais, sonolência, vontade constante de urinar, alterações nos seios e mamilos são evidentes e irão acompanhar a mulher durante, pelo menos, os primeiros 3 meses de gravidez.

A essa altura, a maioria das mulheres já conseguiu perceber que a sua menstruação está atrasada. Ainda assim, nem todas possuem um fluxo regular. Se você notar algum dos sintomas acima acontecendo de maneira recorrente, procure um ginecologista.

6ª semana de gestação: o que fazer

A esta altura do campeonato, você já deve ter um obstetra acompanhando a sua gravidez. Se você não conhecer nenhum obstetra, encontre os melhores da sua região clicando aqui. Quanto antes você for acompanhada pelo obstetra, mais cedo você pode realizar os exames do pré-natal. Isso ajuda a identificar e tratar possíveis complicações na gravidez e ainda prevenir várias outras.

6ª semana de gestação
A gente sabe que eles parecem – e são – bastante tentadores, mas cuidado com os doces e alimentos gordurosos!

Nesta fase da gravidez, por exemplo, você deve estar tomando algum suplemento de ácido fólico e de ferro. O ácido fólico é essencial para o desenvolvimento do bebê e ajuda a prevenir problemas relacionados à má formação. Já o ferro previne contra a anemia durante a gravidez, que é bastante comum.

Além disso, você deve adotar um estilo de vida bastante saudável. Apesar de exercícios físicos intensos serem contraindicados durante a gestação, não fique sem se mexer! Se você tem dúvidas do que fazer, procure um profissional de educação física para lhe acompanhar.

Encontre profissionais de várias especialidades médicas na sua região. Clique aqui e agende uma consulta.

Cuidados durante a gestação

Em termos de alimentação, evite alimentos gordurosos e muito doces. É pra parar de comer totalmente? Depende. Mulheres com predisposição à diabetes devem seguir uma alimentação bastante regrada, principalmente com acompanhamento médico e de um nutricionista (agende sua consulta aqui). Mesmo as mulheres que não têm predisposição podem vir a desenvolver a diabetes gestacional então, fique de olho.

6ª semana de gestação

Mulheres com pressão alta ou histórico na família devem tomar bastante cuidado na gravidez para o risco de eclampsia. Sempre pratique exercícios físicos moderados, como uma caminhada, yoga e pilates e não abra mão de uma alimentação saudável.

Está curtindo a nossa série? Quais são as suas principais dúvidas sobre a gravidez? Fala pra gente aqui nos comentários!

Acompanhe a série:

5ª semana de gestação

Comentários

Comentários


Like it? Share with your friends!

97
1, 97 points

log in

reset password

Back to
log in