5ª semana de gestação – o coração começa a bater forte


Já chegamos na 5ª semana de gestação! Muita coisa importante já aconteceu até agora. Seu corpo passa por constantes transformações a cada minuto. Você também já deve estar sentindo alguns dos famosos sintomas da gravidez, como os enjoos por exemplo.

Se você ainda não tem um obstetra, essa é a hora de encontrar um. Clique aqui para encontrar os melhores da sua região.

Resumo de tudo o que aconteceu até agora

Na semana passada, você já deve ter percebido que a sua menstruação atrasou. É importante que você sempre fique atenta aos seus ciclos menstruais para que você sempre note quando algo mudar.

Isso aconteceu por que o seu futuro bebê já está crescendo no seu útero a todo vapor. É verdade que ainda falta muito pela frente, mas muita coisa importante já aconteceu até agora.

Seu futuro bebê já é um embrião de aproximadamente 2 milímetros. Ele possui sistema nervoso e digestivo em formação.

5ª semana de gestação

Neste momento, o cordão umbilical e a placenta, que vão nutrir e proteger o seu filho durante toda a gravidez, já estão se formando e funcionando.

É crucial que você mantenha um estilo de vida saudável, com uma alimentação variada e rica de frutas, verduras e legumes.

Para descobrir tudo o que você perdeu no último mês de gravidez, clique aqui.

5ª semana de gestação – o que acontece com o seu futuro bebê

O seu bebê já é um embrião completo e possui as estruturas primárias dos principais órgãos em funcionamento. Na 5ª semana de gestação, o tubo neural (que liga o cérebro à medula espinhal) já está fechado.

Para garantir que o seu filho se desenvolva perfeitamente nesse estágio, é preciso que você mantenha uma alimentação rica em ácido fólico. Discuta com o seu médico o que é melhor para você e se será necessária suplementação.

5ª semana de gestação

Outros órgãos importantes já estão em plena formação, como o sistema digestivo e os rins. Nessa semana, o coração do embrião começa a bater. Ainda falta um longo caminho para que ele se desenvolva completamente, mas já é um grande passo até agora.

Na 5ª semana de gestação também já começam a se formar os músculos e o esqueleto do embrião. Apesar de ele ainda parecer mais um girino do que um bebê, as principais estruturas já estão lá.

5ª semana de gestação

5ª semana de gestação – o que acontece com você

Se você já confirmou a sua gravidez, deve estar com mil e um pensamentos na sua cabeça. A gente sabe que você pode estar se sentindo ansiosa ou com medo de tudo que está mudando na sua vida.

Neste momento, a informação é a sua melhor amiga para atravessar essa fase da melhor maneira possível. Nesta semana, você também precisa ter um obstetra para acompanhar toda a sua gravidez. Se você não conhece nenhum obstetra, agende uma consulta por aqui.

A essa altura, você já deve ter sentido algum enjoo matinal. Na 5ª semana de gestação, você também pode começar a sentir um sono que não passa ou uma vontade enorme de fazer xixi o tempo inteiro.

5ª semana de gestação – o que fazer

Se você ainda está suspeitando estar grávida, tire a sua dúvida o quanto antes. Existem várias possibilidades de testes de gravidez que trazem resultados confiáveis na 5ª semana de gestação, como os testes de farmácia. Ainda assim, o teste mais eficaz é o de sangue.

Agende uma consulta com um ginecologista para que ele possa fazer a solicitação do exame e tirar todas as suas dúvidas.

5ª semana de gestação

Quanto mais cedo você descobrir que está grávida, mais cedo pode começar com o pré-natal e todos os exames e cuidados para garantir a sua saúde e a do seu filho.

Nada de cigarros e bebida alcoolica! Também é importante que você suspenda o uso de medicamentos e substâncias que podem ser tóxicas para o bebê, como tinturas, por exemplo.

Aqui na Doctor Found, toda segunda-feira você acompanha o desenvolvimento do seu filho semana a semana. Não perca!

Acompanhe a série:

4ª semana de gestação

Comentários

Comentários


Like it? Share with your friends!

92
3, 92 points

log in

reset password

Back to
log in