Tudo o que acontece na 4ª semana de gestação – grandes transformações


Já estamos na 4ª semana de gestação! Ou seja, no fim desta semana você já estará grávida há 1 mês – e provavelmente nem saber ainda. Como as semanas de gravidez são contadas a partir da última menstruação, muitas mulheres só vão sentir alguma mudança no corpo a partir de agora.

Resumo de tudo o que aconteceu até agora

De maneira oficial, a gravidez começa a ser contada a partir da última menstruação, ou seja: faz um mês que você menstruou. Se o espermatozoide do seu parceiro não tivesse fecundado o seu óvulo, você iria menstruar novamente semana que vem (se você tiver ciclos menstruais regulares de 28 dias).

Desde o momento da concepção e fecundação você está oficialmente grávida. Acontece que os sintomas até agora são quase imperceptíveis por que o seu corpo ainda estava tentando entender o que está acontecendo.

Agende consultas com os melhores médicos da sua região. Clique aqui.

4ª semana de gestação

Na última semana, o seu corpo começou a produzir o famoso hormônio da gravidez: Gonadotrofina coriônica humana, também conhecido como HCG.

Se tudo correu bem, o blastocisto que irá se transformar em embrião já está implantado no seu útero e começou a multiplicar as suas células.

O que acontece com o seu futuro bebê na 4ª semana de gestação

Esse é um período de grandes transformações e o seu futuro bebê se transforma oficialmente em um embrião. Depois de ter chegado ao útero e com a ajuda do hormônio HCG, a placenta e o cordão umbilical já começam a tomar forma. São eles que irão proteger e nutrir o bebê durante toda a gravidez.

Nesta fase, o embrião já recebe oxigênio e nutrientes a partir das estruturas primárias e já começa o seu desenvolvimento. Nesta fase, as transformações ocorrem de maneira muito rápida.

A cabeça, o cérebro e o sistema nervoso já estão em formação e se unem com a porção inferior do corpo, chamada de porção caudal.

4ª semana de gestação

A coluna e o canal espinal já começam a tomar forma e vários órgãos já iniciam o seu desenvolvimento, principalmente do sistema digestivo. Nessa semana também aparecem os brotinhos que irão se transformar nos braços e pernas do futuro bebê.

Tamanho do embrião ao final da 4ª semana de gestação: pouco menos de 2 milímetros.

O que acontece com você na 4ª semana de gestação

Se você vem acompanhando a nossa série, viu que o seu corpo já está produzindo o hormônio HCG. Entre outras funções, ele é o responsável por impedir que você menstrue durante a gravidez.

Por isso, é aqui que acontece o famoso atraso na menstruação.

O atraso na menstruação é considerado o principal sintoma de que a mulher está grávida. Se a sua menstruação não veio, está na hora de procurar um teste para confirmar ou descartar a gravidez.

4ª semana de gestação

Vale ressaltar que muitas mulheres não possuem um ciclo menstrual regular. Se esse for o seu caso, vai ser mais difícil detectar o atraso na gravidez.

Ciclos menstruais irregulares podem ser indicativo de alguma complicação hormonal. Encontre um ginecologista aqui e tire as suas dúvidas.

Na 4ª semana de gestação também podem começar os enjoos matinais devido ao aumento na produção de estrógeno e progesterona. Eles são bem incômodos, é verdade. Mas é bom tentar ir se acostumando: eles costumam aparecer durante os primeiros três meses da gravidez.

O que fazer durante a 4ª semana de gestação

Confirmada a gravidez, você deve procurar imediatamente um obstetra para começar o pré-natal. Realizar todas as consultar e exames do pré-natal durante a gravidez é crucial para garantir a sua saúde e a do seu filho.

4ª semana de gestação

Se os enjoos estiverem fortes, fale com o seu médico sobre a melhor forma de minimizar os seus efeitos, pois lembre-se: você está grávida! Nesse período, tome cuidado com qualquer medicação que você tomar, pois elas podem causar danos ao seu filho.

Não tome remédios por conta própria, apenas com prescrição médica. Agende uma consulta agora mesmo clicando aqui.

Curtiu o conteúdo? Conta pra gente qual foi a sua experiência durante esse período da gravidez aqui nos comentários!

Acompanhe a série:

3ª semana de gestação

Comentários

Comentários


Like it? Share with your friends!

106
3, 106 points

log in

reset password

Back to
log in