Tudo que acontece na 3ª semana de gestação – o famoso momento da implantação


Parabéns, mamãe! Você pode não estar sentindo muitas mudanças fisicamente (ainda), mas você já está na 3ª semana de gestação. Muita coisa importantíssima já aconteceu até agora. Veja tudo o que aconteceu desde a 1ª semana clicando aqui.

Aonde paramos?

Ao final da 2ª semana de gestação, todas as características do seu futuro bebê já tinham sido definidas. A cor da pele, dos olhos, dos cabelos e o sexo foram definidos no momento da fecundação (quando o espermatozoide encontra o óvulo).

Uma curiosidade: o sexo do bebê, inclusive, foi definido pelo seu parceiro. O homem é responsável por determinar o cromossomo sexual do filho. Se ele for masculino, o bebê irá receber o cromossomo Y e se for feminino, ele irá receber o cromossomo X.

Agende suas consultas online com os melhores médicos da sua região.

Na semana passada também foi definida a quantidade de filhos que você vai gerar nessa gravidez: se vai ser um só, se serão gêmeos idênticos (ou não), se serão trigêmeos, quadrigêmeos…

Tudo isso acontece no momento da fecundação: se um óvulo é fecundado por um ou mais espermatozoides, ou se mais de um óvulo foi fecundado ao mesmo tempo.

3ª semana de gestação – o momento da implantação

No final da semana passada, começou a acontecer o processo que se chama nidação, que é quando o óvulo fecundado se implanta nas paredes do útero – o endométrio. Nesta semana, esse processo é completo e o zigoto começa a sua divisão celular.

3ª semana de gestação - momento da implantação

É nessa hora que vem aquele famoso sangramento.

O sangramento pode ocorrer por que, para que ocorra a implantação, o embrião libera enzimas que corroem o endométrio.

Acontece que nem esse pequeno sangramento (que pode nem acontecer) é um sinal certeiro de gravidez. Muitas mulheres podem ter esse sangramento durante a ovulação mensal, por isso não se desespere.

Fale com um ginecologista sempre que notar sangramentos e secreções anormais. Agende sua consulta aqui.

Agora sim, seu corpo sabe que você está grávida

Nas duas primeiras semanas, muita coisa está acontecendo ao mesmo tempo e o seu corpo ainda está identificando o que, como e por que desencadeou tudo isso. Com a implantação do embrião no útero, seu corpo entende que está se iniciando a gravidez e começa a produzir o hormônio gonadotropina croriónica humana, o famoso HCG.

Para que serve o HCG

O HCG é o hormônio que garante a manutenção da gravidez até o nascimento do bebê. Esse hormônio garante o funcionamento do corpo lúteo e o nivelamento das taxas de estrógeno e progesterona. Ele também inibe menstruações e ovulações durante a gravidez.

Mas isso só vai acontecer no fim da semana, então os resultados dos testes de gravidez nesse período ainda podem não ser precisos. Tanto os testes de farmácia como o exame de sangue beta-HCG utilizam o hormônio para confirmar a gravidez ou não.

3ª semana de gestação - teste de gravidez

Acontece que os testes de farmácia utilizam a urina para determinar o resultado. A quantidade de HCG na urina é bem menor que no sangue.

Os níveis de HCG só estarão elevados o suficiente para um resultado preciso a partir do 6º dia depois da concepção (para o beta-HCG) ou 2 semanas depois da concepção para os testes de farmácia.

O que fazer durante a 3ª semana de gestação

Mantenha um ritmo de vida ativo e pratique exercícios físicos moderadamente (mas não pare). Continue com a alimentação rica em ácido fólico, ômega-3, vitaminas e sais minerais. E lembre-se: fique longe de cigarros, bebida alcoolicas, drogas e de anticoncepcionais.

3ª semana de gestação - yoga
A yoga é um excelente exercício para grávidas. Fale com o seu médico sobre a possibilidade!

A gente sabe que a gravidez é um período cheio de dúvidas e expectativas, mas estando bem informada você consegue aproveitar esse momento único com tranquilidade.

Compartilhe para que mais mulheres fiquem sabendo de tudo que acontece durante a gravidez!

Acompanhe a série:

2ª semana de gestação

 

Comentários

Comentários

log in

reset password

Back to
log in